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Contas a Pagar e a Receber (SP)

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Categoria

Descrição

:: OBJETIVO

Habilitar o participante a executar as atividades de pagamentos e de recebimentos com maior agilidade, confiabilidade operacional e economia.
Capacitar o participante a desenvolver soluções para os problemas de Contas a Pagar e a Receber, encontrados no dia a dia da organização.
Discutir as principais atribuições e responsabilidades dos profissionais da área.
Analisar as atitudes e os comportamentos desejáveis para os profissionais das Contas.

:: PROGRAMA

1. Visão sistêmica da Gestão Financeira nas Organizações;

2. Custo econômico da inadimplência nos negócios. Consequências para o Caixa e para os Planos de Desenvolvimento das organizações. O custo do dinheiro no Brasil;

3. Políticas de concessão de crédito, de pagamentos e de cobrança; principais tipos de cobrança; índices de cobrança (giro e investimento em contas a receber, prazo médio de cobrança e índices de inadimplência); Código de Defesa do Consumidor;

4. Atribuições do Contas a Pagar e a Receber – diligência diária dos pagamentos e dos recebimentos. Benefícios da pontualidade. Tempestividade das contas financeiras. Empréstimos e financiamentos. Prazos de arquivamento de documentação financeira, de encargos sociais e de despesas com pessoal. Documentação de importações e de exportações;

5. Meios de pagamentos e de recebimentos: vantagens e desvantagens. O caso do boleto registrado. O custo associado a cada canal. Formação do preço de venda para compensar os riscos;

6. Fluxos de trabalho para o Contas a Pagar e o Contas a Receber. Interações;

7. Análise do crédito das pessoas físicas e jurídicas. Limites de concessão do crédito;

8. Negociação de dividas. Renegociação. Medidas para a prevenção de erros e fraudes; técnicas para o fechamento de bons acordos.

9. Estratégias para otimizar os resultados financeiros;

10. Processos de pagamentos e de cobrança, fluxo operacional, controles do Contas a Pagar e do Contas a Receber, riscos associados, meios de pagamentos e de recebimento. Medidas para reduzir a inadimplência;

11. Conciliação bancária; integração com os demais gestores da organização. Relacionamento bancário; meios de pagamentos digitais.
12. Ética e confiança profissional: sigilo na manipulação das informações;

13. Cálculos moratórios;

14. Casos de retenções de tributos na fonte;

15. Tratamento das desonerações;

16. Cálculos financeiros da área. Limites legais juros de mora, multa e descontos. Desconto financeiro;

17. Inidoneidades;

18. Softwares de apoio: EDI bancário. Procedimentos para agilizar a conciliação bancária.

:: METODOLOGIA

Essencialmente vivencial, com estudo de casos e simulações. Análise dos casos reais, apresentados pelos participantes. Exercícios práticos, individuais e em grupo.

O participante deverá trazer uma calculadora simples.

 

:: PALESTRANTE

– Professor universitário, consultor de empresas, pós-graduado em administração financeira, mestre em Matemática Financeira, orientador de MBA.

– Especialista em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal.

– Mentor em Educação Corporativa.

– Credenciado como instrutor junto ao Senac, Ciesp, Idort, Sebrae, Sinduscon.

– Atuou como gestor em empresas multi e nacionais.

:: PÚBLICO ALVO
Chefes, supervisores, coordenadores, analistas financeiros, operadores de caixa, assistentes e demais profissionais, envolvidos com a gestão financeira da organização.

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