///Qual a importância da LGPD para o setor trabalhista?

Qual a importância da LGPD para o setor trabalhista?

Como dissemos anteriormente em outros textos do nosso blog, uma das áreas que mais serão impactadas pela LGPD no ano que vem é a de Recursos Humanos, já que os profissionais desse setor trabalham com dados e informações de empresários (autônomos ou não), empregados e até mesmos dos próprios.

Sendo assim, desenvolvemos esse artigo para você (profissional de RH, empresário, empreendedor individual ou empregador) começar a se familiarizar com a lei que vai ser implantada em 2020. Descubra a importância do LGPD para a o setor trabalhista agora mesmo!

O setor de trabalhista será um dos mais afetados com a chegada da lei LGPD número 13.709

Como precisam de informações da mão de obra, precisaremos rever metodologias para captação e armazenamento dessas informações. Não precisamos reforçar que essas pessoas precisam disso para diversas ocasiões, sendo uma delas o envio para eSocial.

Sem isso, não seria possível nem mesmo realizar a contratação de um novo empregado para a empresa, pois os profissionais responsáveis por cuidar desse processo precisam de dados básicos. E com a chegada da LGPD, diversas mudanças impactarão esse cenário.

A mudança de maior evidência será na captação de dados, onde será necessário criar autorizações específicas (uma geral em contrato de trabalho não será suficiente) para que possamos usar informações.

Informações para plano de saúde, para vale refeição, para vale alimentação, para envio ao sindicato, etc.

Também será necessário organizar um procedimento/forma de revogação de alguns dados.

Isso é válido para fotos, vídeos e demais conteúdos captados pelas empresas em diversos processos. Independentemente de onde sejam captados: treinamento, processos de recrutamento e seleção, até mesmo de demissão.

As mudanças não param por aí, pois caso o empregado ou prestador de serviço deixe de trabalhar para um determinado local, pode escolher se as informações sobre ele devem ou não continuar com a empresa. Vale lembrar que as organizações podem e devem ficar com alguns dados durante um tempo caso a prefeitura ou Receita Federal precise disso.

Importância do LGPD para setor trabalhista é máxima

Essas foram apenas algumas das mudanças que o LGPD causará para os profissionais da área trabalhista, por isso é muito importante que não ignorem a chegada da LGPD, que vigora no ano que vem.

Como seria seu trabalho se conseguisse ficar sabendo de tudo sobre LGPD de uma forma gratuita? Estamos organizando um Workshop gratuito que deve começar em breve, e tudo o que você precisa fazer para garantir sua vaga é clicar no botão abaixo.

CLIQUE AQUI

Confira o vídeo na integra e saiba Qual a importância da LGPD no Setor Trabalhista? CLIQUE AQUI

Fonte: AF Figueiredo – Cursos e Treinamentos

2019-10-08T10:22:05+00:00Notícias, Publicações|
WhatsApp CHAME NO WHATSAPP