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Gerenciamento e Liderança

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Categoria

Descrição

:: OBJETIVO

– Identificar problemas e aprende a utilizar métodos de melhoria contínua para atingir metas;
– Identificar as metas consideradas essenciais com foco nos principais indicadores de desempenho ou itens de controle para monitorar a eficiência dos processos de trabalho;
– Aplicar ferramentas comportamentais que levam a excelência em qualquer tipo de relacionamento que exige influência mutua;
– Aprender a administrar conflitos com maturidade e promover o espírito do trabalho em equipe como fator decisório para a sua sobrevivência e sobrevivência organizacional;
– Realizar o passo a passo do processo de gerenciamento de desempenho para o fornecimento de feedback eficaz, transferência de poder com autoridade e responsabilidade;
– Criar uma frequência de responsabilidade reportando os avanços na busca pelos resultados com cadência e regularidade.

:: PROGRAMA

Módulo 1 – Gerenciando Resultados
– Métodos eficientes para gerenciar a busca de resultados;
– A necessidade de impulsionar o time para superar os desafios;
– A necessidade de que TODOS sejam hábeis planejadores para a empresa atingir as metas para sua sobrevivência – ser competitivo é preparar um exército competente e comprometido;
– Gestão estratégica, tática e de execução pelo método de gerenciamento pelas diretrizes;
– Como estabelecer metas para todos pelo desdobramento das diretrizes exercícios práticos;
– Como elaborar planos de ação para o alcance das metas;
– Como estabelecer itens de controle e itens de verificação para a garantia dos resultados;
– Prática do Método de Gerenciamento pelo P.D.C.A. (Planejar, Fazer, Checar e Avaliar) para o atingimento das metas;
– Implementado os planos, controlando a execução e avaliando para a tomada de decisões;
– Como atuar nas anomalias;
– Como conduzir reuniões de acompanhamento e feedback.

Módulo 2 – Organizando a casa
– O que é o Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia?
– Como planejar a melhoria do seu gerenciamento- Foco em priorização;
– Causas Comuns e Causas Especiais de um processo;
– Exercícios de análise de processos;
– O processo de análise de um problema;
– O levantamento de causas prováveis;
– A procura das causas essenciais pela via das hipóteses;
– A definição do problema – estabelecendo umameta;
– O Processo de tomada de decisões;
– O bloqueio foi efetivo? Padronização – método para prevenir o aparecimento do problema.

Módulo 3 – Liderando por Competências
– A estratégia do líder/coach como requisito indispensável;
– Saindo de um estilo centralizador para um estilo de delegação de poder passo a passo;
– Como identificar as competências essenciais do colaborador para uma função ou projeto específico;
– Desenhando um perfil de responsabilidades definidas por metas e projetos específicos;
– Identificando o grau de competência profissional e competência psicossocial de cada membro da equipe para a formação de times de solução de problemas;
– Adaptando os estilos de liderança correspondente ao grau de competência de cada membro da equipe;
– Como elaborar um plano de ação que desenvolva o potencial de cada membro da equipe para atingir excelentes resultados.

Módulo 4 – Gestão de Conflitos
– Compreensão e autoanálise de atitudes básicas: Saber escutar sem julgar; saber separa a pessoa do problema;
– Assertividade: Uma filosofia de vida capaz de oferecer relações saudáveis e produtivas;
– Desenvolvendo sua competência comunicativa: declarando suas necessidades e sentimentos;
– Negociando de forma personalizada com o todos para ter relacionamentos duradouros no método ganha-ganha.

Módulo 5 – Gerenciando o Desempenho
– Como elaborar um plano de gerenciamento de desempenho eficiente para cada colaborador;
– Como se preparar para realizar sessões eficazes de orientação, apoio e reconhecimento;
– Como fornecer um feedback eficaz;
– Que tipos de comportamentos recompensamos ou construímos para mudança;
– Estudo de casos sobre fornecimento de Feedback em gerenciamento de desempenho;
– Diretrizes para a realização da reunião de gerenciamento de desempenho por competências para que seja bem-sucedida;
– Os instrumentos de monitoramento de desempenho;
– Comemorando as vitórias com todos.

:: METODOLOGIA
Apresentação expositiva e dialogada com os participantes com apoio de projeção multimídia. Estudos de casos, cenas de filmes, questionários validados cientificamente e exercícios de aplicabilidade para o exercício da aprendizagem de acordo com os métodos propostos.

:: PÚBLICO ALVO

Gestores que assumiram ou pretendem assumir funções gerenciais e de liderança em qualquer tipo de organização.

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