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Descrição

:: OBJETIVO

– Conhecer e aplicar os fundamentos sobre o valor do dinheiro no tempo;
– Entender e determinar preços, com base na análise de conceitos como: ponto de equilíbrio, mark up e custeio;
– Analisar os demonstrativos contábeis de uma empresa, habilitando o participante a identificar estratégias de investimento, financiamento e rentabilidade;
– Analisar a rentabilidade de produtos/serviços e segmentos para tomar decisões sobre volume de vendas mínimo e necessário, mix de produtos, estrutura de custos e formação de preços;
– Elaborar um Business Plan com foco na análise de viabilidade econômico-financeira, desenvolvido ao longo do curso.

:: PROGRAMA

– Fluxo de caixa e valor do dinheiro no tempo;
– Diferença básica entre juros simples e juros compostos;
– Razões pelas quais, em algumas circunstâncias, os bancos cobram em suas operações de crédito juros simples e, em outras circunstâncias, juros compostos;
– A distinção entre juros nominais e juros reais é crítica nas decisões de investimento;
– Desconto, uma das principais fontes de financiamento do capital de giro das empresas, no curto prazo;
– Séries de pagamentos e recebimentos. “Equivalência Financeira de Capitais”;

– Planos alternativos de vendas “Taylor Made”;
– Capitalização contínua;
– Sistemas de amortização – reembolso de empréstimos e financiamentos.
– Informações contidas nas principais demonstrações contábeis. Eficiência, Liquidez e Solvência e Rentabilidade, dentre outras;
– Diferenciação entre lucro e caixa;
– O ciclo operacional e o ciclo financeiro;
– Conhecimento e quantificação do Working Capital;
– Identificação do motivo da necessidade ou não do financiamento do capital de giro;
– Margens e rentabilidade. Mensuração da eficiência operacional de uma empresa e da capacidade de geração potencial de caixa (EBITDA);
– Liquidez e Capacidade de Pagamento. Métricas utilizadas pelo mercado para avaliar a solvência de uma empresa e discutir as críticas em relação aos índices de liquidez;
– Papel e tipos de Controles Gerenciais adotados pelas empresas. Os efeitos que a mensuração causa no comportamento dos gestores;
– Análise do ponto de equilíbrio. Visualização do montante de vendas necessário para que a empresa consiga cobrir os custos e despesas;
– Análise da margem de segurança e grau de alavancagem operacional. Identificação dos riscos operacionais de uma empresa e discussão das decisões de estrutura de custos e dos riscos envolvidos;
– Apuração de Resultados de Produtos e Segmentos de Negócios. Definição de quais produtos e/ou segmentos são responsáveis pela geração de lucro e pela rentabilidade da empresa;
– Direcionamento para a tomada de decisão sobre encerrar produtos e aceitar pedidos especiais;
– Decisões de Preços considerando objetivos de resultados;
– Estimativa dos fluxos de caixa operacionais incrementais;
– Metodologias para avaliar a viabilidade de um projeto. Valor presente líquido – VPL;
– Taxa interna de retorno – TIR; Tempo necessário para o acionista recuperar o capital investido – PayBack Descontado; Método anual equivalente;
– Potencial conflito de decisão entre o VPL e a TIR;
– Avaliação do risco do projeto e determinação da taxa de desconto;
– A importância do “Custo de Oportunidade” para uma adequada avaliação do investimento;
– A irrelevância dos custos não recuperáveis na análise de investimentos;
– Metodologia adequada para o cálculo do custo de capital de uma empresa;
– Como deve ser calculado o custo do capital próprio;
– Qual o recurso que apresenta maior custo para a empresa? Escolha entre Capital próprio e Capital de terceiros;
– Quando é interessante para a empresa utilizar capitais de terceiros (dívida bancária) no financiamento de suas operações? Alavancagem Financeira;
– Como a estrutura de capital de uma empresa pode afetar a sua rentabilidade?.
:: METODOLOGIA
– Exposições dialogadas, exercícios vivenciais (situacionais), dinâmicas, com a abordagem de aspectos práticos e análise de situações reais de trabalho.

:: PÚBLICO ALVO

Gestores de unidades de negócio ou outros profissionais que tomam decisões com impacto financeiro e que, portanto, precisam interagir de maneira mais efetiva junto aos executivos da área de finanças e alta gerência, assim como aqueles profissionais que pretendem reciclar seus conhecimentos.

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